terça-feira, 29 de setembro de 2009

A dor da perfeição

Se havia algo que ela não se permitia, esse algo era: ERRAR!
A busca pela perfeição fazia parte da sua vida desde pequena. Se deixasse um brinquedo num cantinho da sala e se alguém esbarrace nele, ela saberia que alguém o tocou...
Se ela arrumasse algo em sua casa e alguém mudasse a posição do objeto que ela havia colocado no lugar, num piscar de olhos ela saberia e ficaria irritada.
Tudo tinha sempre que estar no lugar certo, do modo correto, na hora certa,... se ouvesse um toque, um mover... tempestades eram aguardadas.
Na realidade, esse jeito carrancudo de lidar com objetos, refletia a sua própria alma. Sempre se comparava aos outros, porque não se sentia amada. Sempre sentia ciúmes dos outros, porque queria experimentar o prazer de ser querida como os que a cercavam eram...
Errar era uma palavra que não podia estar no seu dicionário.
O duro foi, pra ela, descobrir que quanto mais se foge, mas se é perseguida...
Ela achava que todos deveriam agir como ela, pensar como ela, andar como ela... ela era tão perfeccionista que não admitia nem mesmo que os outros errassem.
A dor da perfeição era demasiadamente forte, quando ela se deparava no espelho e tinha que encarar que nem mesmo ela, conseguia ser perfeita assim, era uma facada em sua alma.
Pessoas que buscam a perfeição, tendem à errar mais facilmente. E, acredite, cada erro que cometem é uma ferida na alma sem tamanho.
Os erros surgem quando se busca os acertos...
As imperfeições surgem para revelar ao ser humano que ele precisa depender do que é Perfeito, Puro e Santo.
O apóstolo Paulo, uma vez se queixou do espinho na carne. Aquilo doía, o incomodava, o deixava fragilizado, o fazia "errar"... mas aquele espinho seria o seu companheiro de vida, de toda uma vida e jamais o abandonaria. O mais incrível nessa história, é que Deus olha pra Paulo e diz:
"Paulo, a minha graça te basta!"
Graça, favor não merecido!!! Uma prova absurda de amor de Alguém perfeito por alguém cheio de falhas e limitaçãos. Imperfeito.
Graça essa que é capaz de lidar com nossas mesquinharias, limitações, defeitos, imperfeições. Graça essa que nos cobre de amor, de perdão, de nova chance, de nova vida.
Quem busca ser perfeito e cobra perfeição, deve ser visto como alguém falho que busca em outro ser falho o desejo de crescer, de amadurecer,...
Paulo era um homem que lutava contra si: "o que eu quero, eu não faço e o que faço, eu não quero!"
Você já se pegou lutando contra si mesmo? Você já se deu umas boas lambadas por causa de uma decisão errada? Uma palavra dita grosseiramente? Uma atitude errônea, porque tudo que mais se desejava era acertar?
Deus diz pra você: A MINHA GRAÇA TE BASTA.
Ela é suficiente pra você, todos os dias. Suficiente pra sua forma de agir, de falar, de andar, de olhar...
A graça de Deus te basta hoje. O Seu perdão foi estendido dos altos céus até tocar a terra e te alcançar.
Não desista de procurar acertar, mas não se martirize tanto por errar.
"Se confessarmos os nossos pecados, Ele (DEUS) é fiel e justo pra nos perdoar e nos purificar de toda a injustiça."
Sim, é Deus quem nos justifica e nos santifica. É Deus quem nos aperfeiçoa e nos lapida.
Não se mate por errar, mas viva por querer acertar!
Deus te abençoe!

4 comentários:

  1. Quando tenho a noção de que estou errado, penso estar em um patamar já muito acima dos demais. A grande dificuldade deste tempo presente é não adimitirmos estar errado.
    O salmista Davi sabendo que uma das maiores dificuldades do ser humano é reconhecer o seu próprio erro, pede a Deus que sonde o seu coração para saber se nele há caminho mau.
    Ele pede que observe até mesmo juntas e medula, ou seja, que Deus vá exatamente onde não estamos vendo.
    Se por acaso Voce tem vivido situações ruins que acabam se repetindo e quando Voce menos espera lá está ela novamente acontecendo, saiba que alguma coisa não está certa e talvez Voce não tenha como saber. Certamente a oração que brota do fundo de nossas almas deveria ser esta "sonda Senhor o meu coração e vê se há em mim caminhos maus, observe Senhor o mais profundo de meu ser e mostra-me a tua verdade"
    Que Deus te abençoe...

    Homero

    ResponderExcluir
  2. errar todo mundo erra mas eu sempre que erro tenho a umildade de pedir desculpas ou até mesmo perdão pois graças a DEUS tive o previlégio de nascer em um berço cristão que me ajudou muito a sempre me colocar no lugar dos outros e sentir que o que não quero para mim tbem não quero a mais ninguem NOEMI.

    ResponderExcluir
  3. Na hora do fato não percebemos o trabalhar de Deus, chegamos a nos perguntar por que Deus deixou que isso acontecesse, os dias passam, meses, ou até anos e um dia estamos a sós com Deus e Ele nos traz a memória determinadas situações e entendemos que elas nos fizeram crescer e amadurecer na nossa estruturação como templos que somos, no começo da nossa vida com Cristo, pensamos que somos super- crentes, poderosos, sábios, os mais cheios de amor, de graça...hahaha, e no decorrer do tempo vamos percebendo que somos de carne e osso, muitas vezes mais carne rsrsrs, ai é que aprendemos a suportar, a ter paciência, amor, e tudo mais com os nossos irmãos, já cometi erros que julgava nunca cometer, ai descobri que quando Jesus disse a Paulo...Tão somente minha graça te basta...Ele quis dizer, pare de se culpar, pois o meu perdão já está sobre você, agora você precisa aprender a se perdoar!
    hoje posso entender o texto que diz:
    O PODER SE APERFEIÇOA NA FRAQUEZA...(II Co 12.9)
    UM BEIJO NO SEU CORAÇÃO E MUITA PAZ!

    ResponderExcluir
  4. Bendita graça que nos salvou!

    Muito pertinente este texto.
    Há muitas almas feridas,sangrando,por carregar essa dor.
    Para mim,propiciou um olhar mais atento e cuidadoso por dentro.
    E a maravilhosa lembrança da preciosa graça do PAI,nos aperfeiçoando em nossas fraquezas.
    Grata por compartilhar este texto,nos trazendo despertamento.

    Carinhosamente,

    Patrícia

    ResponderExcluir

Agradeço por desejar compartilhar seus pensamentos e opiniões sobre o que escrevi. Sinta-se em casa e lembre-se que o respeito faz toda a diferença ao manifestar seus comentários. ;-)